Água

Perguntas e respostas a respeito da desinfecҫão UV

Saúde

A radiaҫão UV é prejudicial para a saúde?

A radiaҫão UV é um componente da luz solar. Em se respeitando as advertências quanto à seguranҫa para o manejo dos equipamentos, não há qualquer perigo para a saúde do usuário.

A radiaҫão UV é tóxica?

Não!

A radiaҫão UV torna a água radiativa, isto é contaminada?

Não!

A radiaҫão UV provoca a presenҫa de agentes contaminantes?

Em se utilizando equipamentos e peҫas de reposiҫão PURION de primeira qualidade, como por ex. lâmpadas e materiais de quartzo, a radiaҫão não provoca a presenҫa de quaisquer agentes contaminantes.

Irradiaҫão UV

Qual o efeito da irradiaҫão UV nos germens?

Por meio da irradiaҫão UV os germens nocivos para a saúde são desativados no interior dos equipamentos e por tanto tornando-se inócuos.

A radiaҫão UV altera o sabor d’água?

A desinfecҫão d’água com equipamentos UV não gera alteraҫões olfativas ou de sabor.

Qual a duraҫão da vida útil de uma lâmpada UV?

A PURION GmbH recomenda a substituiҫão de uma lâmpada UV em contínuo funcionamento após 1,5 anos de serviҫo. Uma ligaҫão ou desligamento freqüente reduz a sua vida útil.

O quê é que influi na eficácia do equipamento UV?

A turvaҫão d’água, bem como um elevado teor de ferro poderão diminuir a eficácia de uma irradiaҫão UV. Nestes casos, por tanto, deverá se utilizar adicionalmente um pré-filtro adequado.

A irradiaҫão UV pode substituir a fervura de água?

Quando um equipamento UV de primeira qualidade é utilizado de forma adequada, a fervura de água é desnecessária. Contudo, eventuais disposiҫões governamentais deverão ser respeitadas, uma vez que seu motivo nem sempre é divulgado.

Possibilidades e limites

UV seria um filtro?

Os filtros são sistemas de retenҫão. Os equipamentos UV servem para desativar biorganismos e portanto não são, quando utilizados exclusivamente, filtros.

A radiaҫão UV faz com que água turva possa ficar novamente límpida?

As turvaҫões são causadas por sólidos suspensos, bem como por partículas sólidas na água. Eles não podem ser retidos através de equipamentos UV.

A radiaҫão UV elimina o arsênico?

Uma vez que a radiaҫão UV tem um efeito exclusivamente microbiológico, o arsênico não pode ser eliminado.

Poderá um equipamento UV contribuir para o desendurecimento d’água?

Os perfis de dureza são exclusivamente componentes químicos d’água. Com a radiaҫão UV eles permanecem intatos. É por isso que um equipamento UV não contribui para o desendurecimento d’água.

Aplicaҫões

Por quê é que não utilizo simplesmente cloro para o tratamento d’água?

Durante o tratamento d’água com cloro poderão surgir subprodutos desinfetantes que são comprovadamente cancerígenos. Outras conseqüências desagradáveis na utilizaҫão de cloro são as alergias, inflamaҫões e irritaҫões. Além do mais, a utilizaҫão de cloro altera o sabor e o cheiro d’água.

O tratamento UV é suficiente para garantir água potável?

O tratamento UV assegura que a água esteja perfeita do ponto de vista biológico. Adicionalmente, contudo, deverá se garantir o fato de tampouco existirem reservas no caso de possíveis contaminaҫões químicas.

Posso complementar o abastecimento da minha água residencial através de um equipamento UV?

Os equipamentos UV são dimensionados de tal forma, a que diretamente na entrada d’água, a desinfecҫão ou esterilizaҫão seja garantida de forma simples em todos os pontos de toma da residência, como por ex. em torneiras e chuveiros.

O equipamento UV poderá ser utilizado em viveiros de peixes?

O equipamento UV poderá se utilizar em viveiros de peixes sem quaisquer problemas. Contudo, deverá se observar o seu correto dimensionamento. Ao contrário do caso d’água potável, o que ocorre nos viveiros de peixes é uma desinfecҫão parcial d’água no fluxo secundário.

Poderá o equipamento UV ser utilizado sem a presenҫa de uma rede elétrica?

Os nossos equipamentos podem ser operados com 12 V ou 24 V de corrente contínua. É por isso que a operaҫão sem uma rede elétrica central é possível sem problemas, por ex. em trailers ou motor homes.

Quais as possibilidades para o caso de apagões?

Para operar os equipamentos PURION UV é necessário um abastecimento de energia elétrica. A maneira de complemento oferecemos um suprimento de energia elétrica descentralizado, que para o caso de uma interrupҫão limitada no tempo possa garantir o abastecimento necessário.

Os equipamentos UV podem ser utilizados com água de nascentes ou poҫos?

Os equipamentos UV poderão se utilizar com a água de nascentes ou poҫos com toda seguranҫa.

Desenho de construҫão

Por quê é que para os equipamentos UV utilizamos aҫo inoxidável em lugar de material sintético?

Com a radiaҫão UV o material sintético é ressecado. Isto põe em perigo a seguranҫa de uma operaҫão de longa duraҫão, enquanto o aҫo inoxidável possibilita a operaҫão durante muito tempo sem merma de qualidade. Desta maneira, V. Sa. poderá economizar nos custos.

É complicado substituir a lâmpada?

A substituiҫão da lâmpada é efetuada com poucos movimentos também por pessoas leigas na matéria. Por forҫa do nosso inovador desenho de construҫão, sequer há necessidade de ferramentas para isto.

Será que para um equipamento UV eu preciso ter a minha propria bomba?

O equipamento UV será integrado aos ciclos hidrológicos ou sistemas de fluxo contínuo já presentes. Portanto, não haverá necessidade de uma bomba adicional para operar o equipamento UV.

Será que a velocidade de fluxo estaria limitada pelos equipamentos PURION® UV?

A velocidade de fluxo irá permanecer inalterada. A fim de garantir uma desinfecҫão segura, contudo, o volume de fluxo específico para o equipamento em questão não deverá ser ultrapassado. Os equipamentos PURION® UV possibilitam um fluxo de 1000 litros até 7000 litros por hora.

Qual é a durabilidade dos equipamentos?

Qual é a durabilidade dos equipamentos?

Quem é que pode instalar e substituir as lâmpadas UV?

A instalaҫão e substituiҫão podem ser efetuadas em forma simples por pessoas leigas na matéria. Veja por gentileza as nossas instruҫões de uso e manutenҫão.

Custos

Qual é a demanda de energia elétrica?

A demanda de energia irá depender do desempenho da lâmpada UV. A demanda é similar à das lâmpadas incandescentes para iluminaҫão de porte médio.

Será que a irradiaҫão UV é mais cara do que o cloro?

O custo inicial para a aquisiҫão dos equipamentos UV já fica amortizado pela quantidade de cloro economizada após 1,5 anos.